![]() |
Imagem De Transporte De Um Violão |
Olá amigo leitor, tudo bem?
Gostaria de lhe fazer algumas perguntas:
Você cuida bem do seu violão?
Você sabe o que pode (E deve) ser feito com o seu instrumento (Em termos de conservação)?
E o que não pode ser feito? Tem conhecimento sobre isso?
Independente da sua resposta, temos que lembrar que aprender a tocar o instrumento (E, realmente, colocar a "mão na massa") não é o único ponto que devemos nos atentar. Há outros aspectos no universo musical que devemos ter em mente; e, um deles (Que é essencial para nós) são os cuidados que devemos ter para com o nosso instrumento (Afinal, quanto mais conservarmos/cuidarmos dele, mais longa será a sua vida útil e melhor será o seu desempenho).
Sendo assim, no artigo de hoje, falaremos um pouco sobre conservação do violão; enfatizando dicas para que você possa prolongar a durabilidade do seu instrumento através de simples hábitos (Que, certamente, também irão influenciar na qualidade sonora do equipamento que possui) (Sem contar que deixa-lo sempre com aquela "cara" e qualidade de algo novo que acabou de ser adquirido é muito bom, não é mesmo?).
Então, vamos lá!
Cuidados Que Devemos Ter Com O Violão
Imagem De Cuidados Com O Seu Violão |
O nosso instrumento é algo que deve ter um cuidado e uma atenção mais que especial; pois ele é muito sensível e, sem as devidas precauções, pode acabar sofrendo graves consequências (Que irão repercutir na sua longevidade e qualidade sonora. Além de "pesar" no nosso bolso; afinal, ele necessitará de manutenções (Além da "quantidade esperada" para um violão); acarretando, muitas vezes, na decisão de comprar um instrumento novo (Que é algo que poderia não ocorrer neste momento se prestássemos um pouco mais de atenção na maneira como tratamos o nosso equipamento).
* Observação: Não pense que isto ocorre somente com os iniciantes e novatos no mundo musical. Muitos músicos experientes (E, até mesmo, profissionais deste ramo) não prestam a devida atenção à isso (Um exemplo foi uma situação envolvendo o cantor, compositor e violonista Toquinho; que levou o seu violão para o Luthier Edu Ladessa e, quando ele estava limpando o instrumento do músico, deparou-se com uma grande quantidade sujeira. Porém, Toquinho pediu-lhe desculpas e explicou que, devido à pressa pós-show, não conseguia arranjar tempo para limpar o seu violão).
Logo, veremos algumas dicas e cuidados que devemos ter (E que devem tornar-se hábitos do nosso cotidiano) para preservarmos o nosso instrumento.
Dicas/Recomendações para conservar o seu instrumento:
1 - Nunca deixe o seu instrumento em locais que possuam temperaturas elevadas (Como, por exemplo, exposto ao sol); pois o calor poderá empenar o braço do mesmo (Além de fragilizar as colagens, possibilidade de trincos no tampo e rachaduras no fundo e nas laterais do corpo do instrumento).
2 - Nunca deixe o seu violão tomar/pegar chuva, pois a madeira, as cordas e (Se o instrumento possuir) os componentes elétricos serão afetados (Se, eventualmente, isto ocorrer, não seque-o no sol como mencionado anteriormente).
* Observação: Ambientes onde há muita umidade e temperaturas muito baixas também podem prejudicar o seu instrumento (Como em relação à afinação, por exemplo).
3 - Mantenha sempre a higiene com seu instrumento. Lave as mãos antes de tocar e, após tocar, limpe-o com um pano/flanela seco (a) para retirar todo o resíduo de suor proveniente dos seus dedos (Mesmo que tenha lavado as mãos antes da prática como recomendado). Caso contrário, o braço como um todo pode ser prejudicado (Principalmente, as cordas; que podem acabar desgastando-se mais rapidamente).
* Observação 1: Sempre utilize o pano/flanela seco (a) como mencionado (Sem nenhum tipo de produto; por mais que pareça que o mesmo é inofensivo ao seu violão); pois a utilização de produtos inapropriados para limpeza de instrumentos pode ocasionar em danos ao seu equipamento.
(Se deseja fazer uso de algo no momento da limpeza do seu violão, opte por mercadorias específicas para este fim (Há uma variedade destes produtos à disposição em lojas de instrumentos musicais).
* Observação 2: Quando for passar a flanela/pano no instrumento, deslize-a ao longo do braço (Da pestana até a boca; abrangendo toda a extensão do mesmo) (Importante lembrar que deve-se limpar esta área (Do braço) tanto por cima quanto por baixo das cordas (Em virtude da sujeira que aparece por trás das mesmas devido ao fato de estarmos tocando o instrumento).
4 - Não deixe de utilizar um "case", "bag" ou uma capa apropriada e muito bem acolchoada para guardar e transportar o seu instrumento. Assim, ele não sofrerá danos em caso de quedas ou batidas (Lembre-se de transportá-lo sempre com muito cuidado para evitar possíveis acidentes que podem ocorrer com ele).
* Observação 1: A maneira mais apropriada de guardar o seu violão é num "case térmico" (Pois garante uma boa proteção ao seu instrumento; além do fato dele ser térmico (Evitando, assim, preocupações acerca da exposição à temperaturas elevadas).
* Observação 2: Outra forma que você pode optar para guardar o seu instrumento (Principalmente, se pratica todos os dias) são os suportes de parede em arara (Pendurado); que são muito comuns (Encontrados em lojas de instrumentos musicais) e não interferem nas características do seu violão (Há, também, outros tipos de apoio/suporte próprios para este fim; basta escolher aquele que preferir) (Se você não toca seu instrumento com muita frequência (diariamente) ou se não possui o suporte/apoio para ele, tente guarda-lo/deixa-lo numa superfície plana com as cordas para baixo ou, se for encostado em uma parede, coloque-o com as cordas voltadas para a mesma).
* Observação 3: Procure limpar o seu violão (Da forma como descrita no item 3) antes de guarda-lo.
5 - Nunca derrame líquidos sobre o seu instrumento (Lembre-se que seu violão é um equipamento muito delicado e que exige uma atenção redobrada durante o seu manuseio).
6 - Evite colocar objetos (Quaisquer que sejam) em cima do seu violão (Para impedir danos ao acabamento, sonoridade e ao instrumento como um todo).
7 - Tenha cuidado com os movimentos que executa quando está com o seu instrumento (Tanto quando estiver sentado como em pé); pois movimentos bruscos podem resultar em pancadas sérias em coisas que podem danificar o seu violão (Como em uma parede ou em um móvel em seu quarto, por exemplo). Então, movimente-se de maneira calma e tranquila.
8 - Tente sempre verificar a integridade da sua alça/correia (Se você utilizar uma) quando for tocar; pois, se houver alguma falha na mesma, seu instrumento pode cair e danificar-se.
9 - Não guarde seu instrumento desafinado (Antigamente, utilizava-se a maneira de afrouxar as cordas antes de guardar o violão para não forçar o cavalete e, assim, empenar o braço. Porém, atualmente, a maioria dos violões possui um tensor que gera estabilidade à escala; então, não há necessidade de ficar afrouxando as cordas antes de guarda-lo).
* Observação 1: Esta dica/recomendação é válida para qualquer violão (Independente do modelo, tipo das cordas utilizadas (Nylon ou aço) e da presença/ausência de um tensor).
* Observação 2: Deve-se mantê-lo afinado (Independente da frequência com que você toca) para que possa adquirir uma estabilidade e uma sonoridade/timbre mais consiste.
10 - Procure verificar a voltagem do local em que for tocar (Até mesmo, dentro de sua casa); para que o seu equipamento (Se possuir componentes elétricos) não sofra danos (Caso a voltagem seja maior que o limite suportado pelo mesmo).
11 - Assim como o seu instrumento, o seu equipamento como um todo (Cabos, amplificadores, conectores, entre outros) deve ser bem cuidado. Então, evite pisar sobre eles (No caso dos cabos e conectores); transporte-os com muito cuidado (Isso vale para todos os componentes) e sempre use-os com muito esmero.
12 - Troque as cordas do seu instrumento com frequência (Não espere-as quebrarem. Quando estiverem com uma aparência muito "escura" (Muito enferrujada) e áspera, tente trocá-las o mais rápido possível); pois, quando ficam muito desgastadas/velhas, devido ao atrito que possuem com os trastes, acabam reduzindo a vida útil dos mesmos (E os trastes são mais caros e mais difíceis de trocar do que o encordoamento).
* Observação 1: Lembre-se que, às vezes, as cordas aparentam serem novas mas, na verdade, já estão há um certo tempo no instrumento (Como quando você adquire um violão novo em uma loja e as cordas parecem ser novas pois não estão enferrujadas. Mas, devemos lembrar que as mesmas podem estar ali há um bom tempo; afinal, um instrumento não é fabricado num dia e vendido numa loja no dia seguinte).
* Observação 2: Se preferir, para hidratar as cordas e os trastes (E, também, a escala em geral), pode optar pela utilização do óleo específico para este fim; que é recomendado para diminuir o atrito entre estas partes, aumentando, assim, a vida útil dos mesmos (Que pode ser encontrado em lojas de instrumentos musicais).
* Observação 3: Se estiver tocando e, apenas, uma corda arrebentar, o mais indicado é trocar todas elas (Pois há diferença na sonoridade do instrumento quando colocamos uma corda nova no meio de um encordoamento que já estávamos usando). Porém, nesse caso, você decide o que irá fazer perante às suas condições e necessidades (Por exemplo: Se não for um profissional deste ramo (Que necessita estar diariamente com o instrumento) ou não praticar todos os dias (Somente de vez em quando), pode trocar, apenas, a corda que arrebentou).
13 - Quando for trocar as cordas do instrumento, o mais indicado é troca-las uma de cada vez (Desta forma, mantemos a tensão do braço e não atrapalhamos o desempenho do tensor (Que é uma barra que fica dentro do braço e tem como função estabiliza-lo; compensando, assim, a pressão exercida pelas cordas esticadas que tendem a fazê-lo curvar-se). Entretanto, se você preferir, pode retirar todas e, depois, colocar as novas (O que facilita se for limpar o braço do violão durante este processo); mas, não é a maneira mais aconselhável!
14 - NUNCA coloque uma corda de aço num violão específico para cordas de nylon e vice-versa; pois o instrumento pode sofre diversos danos (Como empenar o braço, quebrar as tarraxas, arrebentar/arrancar o cavalete etc).
15 - Todas as vezes que comprar um instrumento novo, leve-o para dar uma "voltinha" num Luthier (Que é o profissional que trabalha com a manutenção e construção de instrumentos musicais); pois ele irá regulá-lo para que você consiga extrair o melhor som/timbre possível; além de colocar as cordas numa altura que fique confortável e aumentar a durabilidade do seu "amigo musical".
Para concluirmos...
O violão é um instrumento que necessita de muito cuidado e atenção (Como mencionado anteriormente).
E estas dicas serão, certamente, muito úteis à você para que consiga "tratar" seu instrumento bem.
E não é necessário que você as decore. Basta, apenas, lembrar que o seu investimento musical não deve ser, simplesmente, "jogado no lixo"; então, faça por onde para não perder o seu "companheiro musical" (E nem o seu dinheiro!) tão cedo; mas, sim, aproveitá-lo durante um bom tempo! (Se, realmente, cuidar dele, ele pode durar 20/30/40 e, até mesmo, 50 anos! Sem contarmos o fato de que quanto mais conservado ele estiver, mais alto será o preço de uma possível revenda no futuro. Então, tudo depende de você!).
Bom...Vou finalizando este artigo por aqui.
Espero que tenha gostado e que tenha sido útil à você!
Se quiser conhecer mais sobre o imenso universo dos violões, não deixe de conferir os outros artigos que preparamos para você! (Basta continuar navegando pelo blog!).
***Não se esqueça de DEIXAR SEU COMENTÁRIO ABAIXO!!*** (A sua opinião é muito importante para nós!)
Obrigado e Bons Estudos!
Fonte das Imagens: https://www.google.com.br/imghp?gws_rd=ssl (Google Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário