terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Primeiros Passos No Violão - Postura Correta Da Mão Direita (Confira Os 4 Passos!!!)


Imagem Da Mão Direita No Violão
   
  
    Olá amigo leitor, tudo bem?



   No post passado, falamos sobre as posturas do violão e a sua importância na nossa rotina para que haja uma constante evolução (E, como vimos, isso é de extrema importância para nós, pois uma boa postura faz toda diferença!)



   
    Sendo assim, o "pontapé inicial" (Em relação ao tema posturas) já foi dado.




    Logo, hoje iremos continuar nesse assunto, mas com uma abordagem mais específica; focando mais em um certo aspecto da nossa maneira de tocar; que é a POSTURA CORRETA DA MÃO DIREITA; que (Assim como a postura em geral) é um ponto que a maioria das pessoas não se importa muito; pois se trata de um pequeno detalhe que (Na cabeça delas) não irá interferir de forma considerável na qualidade do som;




    Mas, da mesma forma que todos os detalhes singelos do mundo musical, ele é muito relevante.




    Por isso, devemos estudá-lo; prestando atenção, principalmente, para aprender da maneira correta ou (Se você já toca e percebeu que está fazendo de uma forma que é prejudicial à sua técnica) para corrigir este ponto onde está "escorregando"(E tenho certeza que, se corrigir, só vai sair ganhando!).



   
      Então, vamos lá!!!



             A Importância Da Mão Direita
Imagem Referindo-se A Importância Da Mão Direita


     No último artigo, nós conversamos um pouco sobre qual é o posicionamento correto que devemos ter no instrumento; de acordo com o tipo de música que temos mais afinidade. 




    E também, percebemos o quanto isso é importante para nós; afinal, acaba sendo um grande influenciador no nosso resultado final.




    Mas, há alguns detalhes dentro deste assunto que devemos prestar uma atenção individual; e um deles é a POSTURA que utilizamos na nossa MÃO DIREITA; que é fundamental para você tocar bem (Que é algo que todos nós queremos, não é mesmo? rsrs).




     Porém, acredito que você deve estar pensando: "Mas, por que ela é tão importante???"




    Para responder à este questionamento, vou citar alguns motivos que tornam esta mão tão importante e fazem o seu estudo ser necessário (Citarei 3 que, com certeza, irão lhe convencer!):




    1 - Esta mão é responsável por executar o ritmo que desejamos; que é um dos elementos primordiais para conseguirmos fazer música.




     2 - Muitos não sabem que, em relação aos mãos, a mais difícil de trabalharmos no violão é esta; pois existem diversas técnicas para a mesma e ela é responsável por tirar o nosso timbre/som; que é a característica sonora particular de cada um de nós (A maioria de nós acaba prestando mais atenção à mão esquerda de um violonista experiente, pois é nela que está sendo executado os acordes e escalas que nos impressionam pela destreza ; mas, de nada vai adiantar ter esta mão bem desenvolvida tecnicamente se você não possuir uma mão direita bem trabalhada; que tire um som limpo/claro e profissional do seu instrumento).



  
     3 - Outro ponto que devemos levar em conta é que, devido ao fato de existir uma grande diversidade de técnicas para esta mão (Que incluem artifícios com e sem a palheta; principalmente, sem ela), o violão (Entre os instrumentos acústicos) é o que possui a maior variedade de timbres (Ou seja, há muitas técnicas disponíveis que podem nos proporcionar diferentes sons); tendo assim (A nossa mão direita), um grande peso dentro do nosso jeito tocar (Pode tanto enriquecer como, também, atrapalhar a nossa música).




    * Observação: Se você for canhoto, pense sobre todo o conteúdo de forma contrária; ou seja, pensando na mão esquerda enquanto falamos sobre a mão direita.




     Viu como ela é importante?

     

     
    Então, não temos desculpas para fugir deste assunto; uma vez que entendemos qual é a sua importância para nós (Músicos).




     Tendo isso em mente, podemos prosseguir para o ponto principal!




             Posicionando A Mão Direita...


Imagem Da Postura Da Mão Direita


     Agora, vamos ao ponto chave: Como posicionar a mão direita da maneira correta!



    Antes de começarmos, uma breve observação: Vamos aprender como posicionar esta mão levando em consideração a postura de VIOLÃO CLÁSSICO (Devido a forma como é estruturada); mas, se você utiliza outra postura nas suas práticas, não tem problema; basta, apenas, adaptar para ela pois é o mesmo princípio.




    Primeiramente, o que você deve levar em consideração sempre que for posicionar-se no instrumento (Qualquer um que seja!), é que o seu corpo (De modo geral) e a sua mente devem estar bem relaxados;




    Pois, do contrário, você provocará uma tensão excessiva no organismo que irá lhe causar um cansaço desagradável (Que pode vir acompanhado de dores nas mãos, nos braços e nas costas!)  e que atrapalhará o seu desempenho (Como muitos amantes das cordas por aí que, por falta de uma instrução adequada, acabam por tocar com a mão muito "dura"; e isso faz com que eles fiquem exaustos num período curto de tempo (Às vezes, após tocarem 2/3 músicas, os caras já estão "mortos"! rsrs)).




     * Observação: No caso dos violonistas, é muito importante que a mão direita esteja sempre relaxada, para que possa executar as técnicas e, até mesmo, o próprio posicionamento (Sempre lembrando que o relaxamento do corpo por completo é indispensável se quisermos evoluir musicalmente!).
 



      Logo, vamos (Em primeiro lugar) relaxar todo o nosso corpo (Especialmente, a mão que queremos situar).




      E, então, faremos o seguinte (4 passos):




     1 - Estique o braço para o lado (Como se estivesse na posição do Cristo Redentor, só que pela metade, entendeu?)




     2 - Vire a palma da mão do mesmo (Braço) para frente (Como se ela estivesse "olhando" junto com os seus olhos para a sua frente) (Garanta que a sua mão está bem relaxada/solta!)




     3 - Traga a mão do ponto onde está (Braço esticado, estilo Cristo Redentor) para a boca do violão(Preste atenção na mão! Sempre verifique se ela está relaxada! Caso a mesma fique rígida durante este pequeno trajeto, basta repetir o processo novamente até que consiga realiza-lo de forma correta).



  
     4 - Após concluído o percurso com a sua mão (E ela estar em frente a boca do violão), coloque o antebraço em cima do instrumento e solte os ombros (Muito importante, também, relaxá-los o máximo que puder; pois, querendo ou não, eles acabam influenciando a sua mão; até mesmo sem você notar!)



   
     Pronto! Se você seguiu as orientações conforme o indicado acima, você acaba de posicionar a sua mão direita de maneira correta no violão!




     Porém...




     Vale lembrar que, no momento em que você chegar com a sua mão na boca do instrumento e apoiar o antebraço no mesmo, e a sua mão SEGUIR a direção/linha do antebraço (E não simplesmente "cair"), significa que o processo foi realizado de maneira incorreta e a sua mão NÃO está verdadeiramente relaxada (Que é uma forma que muitos fazem por aí (Tocando com a mão seguindo a linha do antebraço). E que é considerada errada, mas que, para alguns, funciona bem. O que não significa que, para você, servirá também) (Neste caso, o aconselhável é repetir os passos acima até que consiga executar da maneira descrita).




     Como outros aspectos interessantes (Assim como o anterior) que servem de indicadores para saber se a sua mão está posicionada de maneira correta, posso citar:





     1 - Quando ela (Como um todo; mais especificamente, na altura do meio da mão) estiver, aproximadamente, na mesma linha das cordas do instrumento (Assim como a cabeça do polegar que deve estar entre as cordas do meio (Por volta das cordas 3, 4 e 5; entre os bordões e as primas); ficando de maneira centralizada no violão).




      2 - Quando a mesma não ficar torta (Nem muito inclinada para direita, nem para esquerda; mas, com os dois lados da mão posicionados de forma igual (Sem levantar nenhum deles à mais); porque isto pode ser um empecilho à você no momento em que for executar técnicas mais difíceis; como dedilhados que exijam maior habilidade do violonista, por exemplo).




     * Observação: Você, também, tem a possibilidade de colocar a sua mão não tão centralizada na boca do violão (Conforme o indicado); mas, deslocando-a um pouco para a direita (Se for destro) ou para a esquerda (Se for canhoto) na linha da mesma (Boca);  algo que é utilizado por muitos músicos (Como os amantes do Flamenco, por exemplo) e que produz uma sonoridade similar a tradicional, porém com algumas sutis mudanças que fazem uma grande diferença.




     Com esse parâmetros em mente, podemos verificar se estamos, realmente, fazendo do jeito certo; e, se estivermos cometendo erros, podemos corrigi-los o mais rápido possível; sem ficar praticando diariamente com algo que achamos que é o correto, mas que, na verdade, está sendo feito de maneira equivocada.




                O Que Aprendemos Hoje???


Imagem Sobre Pensando No Que Aprendeu


      Para encerrarmos o raciocínio de hoje, vamos pensar/recapitular sobre o que estudamos nesse artigo.



      Primeiramente, falamos um pouco sobre a mão direita e a sua importância para nós (O quanto isso é influente no nosso som; principalmente, quando levamos em conta a maneira que executamos!).



     Depois, vimos qual é a postura correta dessa mão (Como fazer - 4 Passos);




     E, por fim, alguns indicadores para sabermos se o processo foi feito da maneira correta.




     Bom... Por hoje é só...


  

     Gostaria de concluir dizendo: Vamos aos Treinos!!!



    
     Como já mencionei em outras oportunidades, A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO; ou seja, se não praticarmos, não vamos evoluir (E tenho certeza de que você não quer isso, não é mesmo?)



 
     Logo, não fique "enrolando" para exercitar o seu lado musical!




     E não espere por "fórmulas mágicas" ou caminhos fáceis e rápidos porque eles NÃO existem
(O que existe são dicas e macetes para lhe ajudar; mas eles não caem do céu; você é que tem que busca-los, se realmente quiser aprender).



    
     Então, não tenha preguiça e vá aos estudos!(Por mais que tenha que se dedicar à algo que pareça irrelevante para você, naquele momento).


 

     Pois, é assim que alcançamos os nossos objetivos (No caso da mão direita: Treine algumas vezes aquele processo até que consiga acertar de maneira automática; sem ficar focado em cada detalhe de cada etapa; e, depois, é só aplicar isso no seu cotidiano, independente do estilo musical (E de postura) que você goste (Como mencionei lá no início)).




        Espero que tenha gostado e que este artigo tenha sido útil à você de alguma forma!
   



   
      ***Não se esqueça de DEIXAR um COMENTÁRIO ABAIXO!!!*** (A sua opinião é muito importante para nós!)




      Se quiser conhecer mais sobre o violão e o seu universo, basta continuar navegando pelo site (Não deixe de conferir o que temos para você!)




       Um Ótimo Estudo E Até A Próxima!




       Fonte - Imagens: https://www.google.com.br/imghp?gws_rd=ssl (Google Images)
     
  





         


     




   









    










  









Nenhum comentário:

Postar um comentário