quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Primeiros Passos No Violão - Qual Violão Devo Comprar? (Saiba Agora!)

   
Como Comprar Um Violao
Imagem Sobre A Compra De Um Violão
  

     Olá caro leitor, tudo bem?



     Se você está iniciando no mundo musical, certamente, já deve ter se perguntado:



    "Qual violão devo comprar???/Como comprar o meu primeiro violão???"



     E, provavelmente, estas dúvidas devem ter vindo com outros questionamentos; tais como:



    "Devo comprar um violão novo ou usado???"


    " ... Com cordas de nylon ou de aço???"

  
    " ... Acústico ou elétrico (Eletroacústico)???"



      Bom... Não se preocupe; pois, isto é normal e acontece (Ou vai acontecer) com todos nós em algum momento de nossa jornada (Geralmente, quando estamos nos primeiros momentos de entusiasmo para começarmos a aprender (E queremos muito tê-lo em mãos para começarmos a praticar) ou nas nossas primeiras aulas; onde a necessidade de ter um instrumento particular para os estudos diários fica evidente!).



      E, o importante é, realmente, ir atrás e adquiri-lo o mais breve possível (Para conseguir aproveitar melhor aquele "gás" inicial que nos move e nos motiva a aprender e a enfrentar qualquer obstáculo que venha a surgir nesse momento; se é realmente isso que desejamos).



     Porém, não podemos nos afobar e sair comprando qualquer coisa (Ou, até mesmo, tudo) que encontrarmos; pois, assim, estaremos, apenas, "jogando dinheiro no lixo" e não vamos conseguir obter o melhor instrumento para nós (Levando em consideração a nossa necessidade e, também, o que queremos; tanto em termos de sonoridade, como em relação à aparência e acabamento que temos em mente).



      Então, hoje, vamos deixar um pouco de lado os aspectos técnicos e teóricos do nosso instrumento para falarmos um pouco à respeito de como escolher o primeiro violão; e, também, para sanarmos aquelas dúvidas que vem junto com este assunto (Que é muito comum para quem está começando e, muitas vezes, acaba por confundir o novato e o faz cair na conversa de muito vendedor por aí!).



       Sendo assim, vamos lá!!!



                O Que Devemos Ter Em Mente???


Pensando/Refletindo
Imagem Sobre Pensando Em Aspectos Importantes

      
        
       Comprar o primeiro violão, basicamente, é simples.



       Basta você ir à algum lugar/ou até alguém que venda o instrumento que você deseja e pagar a quantia necessária para adquiri-lo (Simples assim!).



       No entanto, o importante para realizarmos uma boa compra (Que valha a pena e que nos satisfaça em todos os aspectos) não está, de fato, no momento da aquisição; mas, sim, nos dias anteriores a ela; nos quais passamos um certo tempo pensando nas características relevantes que vão influenciar diretamente na nossa escolha.



         Mas, quais são estas características?



      Primeiro, vamos refletir sobre o seguinte aspecto: "Novo ou Usado?"
Novo Ou Usado?
Imagem Sobre Novo x Usado 


        Essa questão depende de diversos fatores.
            


       Mas, se pensarmos sobre os instrumentos NOVOS, teremos os seguintes prós:



       1 - Geralmente, os violões novos saem de uma loja; e vêm acompanhados de garantia e nota fiscal (Que são muito importantes, caso haja algum defeito no instrumento após sair do local de venda).


     
       * Observação: No caso dos modelos novos (Devido à saída de um estabelecimento apropriado para a venda de instrumentos), a sua compra acaba sendo mais segura do que se você adquirisse-o com um algum amigo ou parente, por exemplo.



       2 - Muitas vezes (Também devido ao local em que se encontram), possuem formas de pagamento diferentes (Que incluem, também, opções de parcelamento; que podem ser muito úteis à quem quer comprar algo com um preço mais elevado porém sem sentir esse "peso" no bolso todo de uma vez!).



       3 - Possui, também, uma gama de produtos variados; com diferentes marcas e modelos disponíveis para você se decidir.



       Já como contra dos produtos novos, temos o fator preço; que, volta e meia, faz muita gente desistir de comprar algo "zerado" para investir em instrumentos usados (Devido ao alto custo que os violões novos podem apresentar (Variando de acordo com a marca, modelo entre outros fatores)).



      Porém, uma solução para este problema são, justamente, os produtos USADOS (Que possuem como maior atrativo o seu "precinho camarada"; mas que não contam com aquelas vantagens oferecidas por algo realmente novo).



      Então, se estiver muito na dúvida sobre qual comprar, o mais aconselhável é a aquisição de um instrumento novo (Mesmo tendo um preço maior, vale a pena o investimento!)



      * Observação: Nem sempre o mais caro é o melhor! Logo, tenha cuidado e escolha atentamente para não se arrepender depois!



       OK...O primeiro dilema está resolvido!



       Agora, vamos ao segundo ponto importante que devemos nos atentar: OS TIPOS DE CORDAS!

Violao De Nylon x Violao De Aço
Imagem Sobre Os Tipos De Codas


    
       Uma outra pergunta muito frequente de quem está iniciando é: "Cordas de Nylon ou de Aço?"



       Essa é, sem dúvida, uma das decisões mais relevantes que você terá de tomar; pois, se você optar por um violão com as características contrárias às que você quer e necessita, provavelmente, terá um grande pretexto para a desmotivação ou, até mesmo, para a desistência!



        Logo, vamos entender um pouco sobre este tópico para não cometermos erros!



        Primeiramente, vamos falar sobre os violões com cordas de nylon.



        Eles possuem como vantagens:


    
       1 - São muito versáteis e se adaptam tranquilamente a diversos gêneros musicais (Mais indicados para gêneros como MPB, Música Clássica (Erudita), Samba e  Bossa Nova; porém, permitem uma grande adequação em outras vertentes).



        2 - Não costumam machucar muito os dedos (Devido a flexibilidade do nylon); o que vai facilitar um pouco no momento dos seus primeiros exercícios de digitação ou da sua primeira música, por exemplo (Visto que, no início, ainda não temos aqueles "calinhos" que (De certa forma) nos protegem no momento tocar).



        Já como desvantagem, podemos citar o fato de possuírem menos brilho na sua sonoridade devido ao material das cordas.



        Porém, isso não significa que a sua qualidade seja inferior (Afinal, a grande maioria das pessoas compra um deles para ser o seu instrumento inicial).



       Entendido as características desta categoria, podemos prosseguir para a próxima: Os violões de aço!



      Estes possuem como ponto positivo o fator sonoridade; a qual acaba tendo um brilho muito maior do que a outra categoria (Devido ao material das cordas) e faz com que muitos acabem optando pelo mesmo.      



      Também possuem uma versatilidade para estilos musicais; porém, são mais apropriados para quem quer tocar gêneros como Pop Rock, Rock, Sertanejo, entre outros (Devido ao timbre proporcionado pelo aço).



      Mas, em contra partida, apresentam um inconveniente que pode atrapalhar um pouco; que é o fato deles machucarem mais os dedos; principalmente de quem está começando (Devido a rigidez do aço, que pode prejudicar a tocabilidade do novato e o desestimular a continuar praticando).


    
      Porém, todas essas características que foram mencionadas (Dos 2 tipos de violões) não podem ser levadas como regras; mas, sim, como influenciadores para a sua decisão final.



      Sendo assim, você pode escolher qualquer um dos 2 para tocar as músicas que quiser; independente do gênero (Sempre lembrando que o ideal é escolher algo que seja mais "compatível" com o seu gosto musical).



      Mas, se você não tem nem ideia de qual escolher, eu lhe recomendo o de nylon; pois irá, de certa forma, facilitar os seus treinos e não irá lhe trazer muitas dores de cabeça.



      * Observação 1: Não deve-se trocar as cordas de nylon por de aço e/ou vice-versa; pois o instrumento pode sofrer uma série de danos devido à estas substituições (Tais como o empenamento do braço do instrumento, danificação das tarraxas, desprendimento do cavalete, entre outros).


    
      * Observação 2: No caso dos violões de aço, um ponto indispensável para as pessoas de baixa estatura (Como crianças e mulheres, por exemplo) é o tamanho do instrumento; pois violões com o corpo muito grande (Como o modelo Jumbo, por exemplo) podem atrapalhar no momento em forem tocar (Em virtude da posição desagradável do braço no instrumento).



      * Observação 3: Ainda falando sobre violões para pessoas de pequena estatura, podemos citar a opção de comprar um violão infantil; que é um instrumento musical (Assim como qualquer outro), porém que possui um tamanho reduzido e é uma ótima opção para as crianças (No entanto, não deve ser tratado como um brinquedo; então, se optar por comprar um, sempre exija uma qualidade tão boa quanto a de um violão de tamanho tradicional!).



       Prosseguindo, vamos ao terceiro questionamento muito comum de quem quer comprar o instrumento inicial para a sua jornada; que é: "Acústico ou Eletroacústico?"



Violoes
Imagem Sobre Os Violões Acústico E Eletroacústico

         
         Primeiramente, vamos falar um pouco sobre o acústico.



          A principal característica desta categoria é que eles não possuem um sistema de amplificação(Ou seja, estes violões não podem ser conectados em caixas de som devido a ausência deste sistema).
      


          Mas, não se preocupe; pois, se a sua intenção é liga-lo numa caixa, há a possibilidade de colocar um captador (Como aqueles magnéticos, por exemplo) para poder amplificar o seu violão (levando-se em conta que terá de gastar mais para coloca-lo depois pois exigirá (Dependendo do modelo do captador) um trabalho extra).


    
        No entanto, se você já estiver com o intuito de conectá-lo em uma dessas caixas (Seja por motivos profissionais (Como para tocar em barzinhos ou em bandas, futuramente) ou por razões pessoais (Como para tocar com amigos em locais que necessitem amplificação)), o mais  indicado é adquirir um instrumento que já venha com um sistema desses integrado.



         E, neste caso, a melhor solução seria comprar, então, um modelo eletroacústico; que já vem com um sistema de amplificação (O qual pode ser mais simples (Captador passivo; que não possui controle de volume nem de equalização) ou um pouco mais sofisticado (Captador ativo; que possui alguns recursos a mais; como o controle de volume e de aspectos como grave e agudo, por exemplo); tudo colocado no próprio instrumento).      



        * Observação: Há alguns modelos que já vem com um afinador embutido; algo que é bem interessante de acompanhar o instrumento devido a praticidade; principalmente, para os iniciantes que, provavelmente, ainda não possuem facilidade para afinar "de ouvido" e necessitam de uma ferramenta como essas (Muito interessante pois não há motivos para temer se, por um acaso, você esquecer o afinador eletrônico em casa; basta estar sempre acompanhado de uma bateria reserva de 9v para nunca correr riscos (Pode ficar o tempo todo no seu bag, por exemplo)).



         Então, visto todas estas características dos violões, faça a sua escolha!



         Somente atente-se para escolher algo que realmente necessite queira (Levando em consideração todos os aspectos mencionados).

   

        Logo, se deseja comprar um modelo eletroacústico novo, por exemplo, vá em frente! Assim como, se deseja tocar guitarra ao invés de violão (Algo que muitos querem; logo no início mesmo; porém, que desistem da ideia pois acham que devem sempre começar pelo violão), não pense duas vezes em compra-la (Apenas lembre-se que a guitarra necessita de alguns acessórios para conseguir funcionar da maneira correta; logo, você gastará um pouco mais, se optar por uma; algo que, com o violão, não acontecerá, pois ele não carece de nenhum complemento inicial para ser utilizado. Mas, se pretende ter os 2, o interessante é começar com um violão, pois ele é instrumento que irá se adequar perfeitamente na sua rotina de estudos e que, também, é mais em conta do que uma guitarra).



                      Dicas E Considerações Finais


Dicas Sobre A Compra De Um Instrumento
             Imagem Sobre Atenção Às Dicas!
      
     
          Para finalizarmos, vamos recapitular o que aprendemos hoje e vamos ver algumas dicas a mais para você conseguir comprar o seu instrumento da forma correta e ir para casa "rindo à toa"! rsrs



         Primeiramente, vimos que ter dúvidas em relação a compra do primeiro instrumento musical (Nesse caso, o violão) é totalmente normal; e, até mesmo, pode nos ajudar a pensar um pouco sobre como ele deve ser (E não, simplesmente, sair comprando qualquer coisa que encontrarmos!).



        Depois, falamos um pouco sobre as características do instrumento que influenciam diretamente na nossa escolha.



         E, por fim, concluímos dizendo que a escolha deve ser inteligente, mas é pessoal; então, não há uma regra específica a ser seguida sobre a aquisição do primeiro violão; mas, sim, dicas e conceitos sobre o instrumento que podem ajuda-lo a tomar a melhor decisão.



        Mas...



        A nossa conversa ainda não acabou!



        Pois tenho 7 DICAS finais (E super valiosas) para você!


  
        Ficou curioso, não é mesmo?



        Então, vamos a elas!



        1 - Há violões para destros e canhotos; sendo assim, é necessário saber bem qual vai comprar pois eles têm posições diferentes e, se você comprar o modelo errado, vai ter dificuldades para tocar (Terá que trocar as cordas de lugar e isso pode não ser muito bem assimilado; sem contar que vai dar um certo trabalho à você; principalmente se for iniciante).



       2 - Em relação às cordas, algo interessante para pensarmos é sobre as tensões que elas apresentam. Há diferentes tensões; e é necessário escolhermos qual iremos utilizar no nosso instrumento (Eu recomendaria uma moderada; pois é o meio termo entre a muito pesada (Que irá proporcionar um ganho/peso notável na sonoridade; mas que, provavelmente, irá machucar muito a mão; principalmente de quem está iniciando) e a muito leve (Que não vai machucar; mas, também, não virá com muita intensidade sonora)).



      3 - Não foque em instrumentos caros e sofisticados (Pelo menos, não agora no início). Procure algo que se encaixe no seu orçamento (Vale a pena pesquisar sobre as marcas e modelos e, assim, descobrir qual tem o melhor custo x benefício); mas, não fique se iludindo por produtos famosos e recomendados por artistas; pois, nem sempre, o mais caro é o melhor (Muitas marcas possuem produtos nos quais a qualidade vai contra a sua boa reputação; então, fica esperto!).



       4 - A aparência que o violão terá é uma coisa que deve ser vista em segundo plano; porém, ela também é importante (Se não gostarmos do visual, podemos desmotivar a seguir na jornada musical); então, escolha algo que lhe agrade.



       5 - Lembre-se também que, devido ao instrumento ficar muito tempo guardado e sem uso, é sempre bom que você regule-o com um especialista (Luthier); pois podem haver alguns ajustes a serem feitos (Como nos trastes e na altura das cordas, por exemplo) que, depois de pronto,
somente irão beneficiar o seu violão.



       6 - Goste do seu instrumento! Se no momento de testá-lo (Quer seja numa loja ou em um local combinado com o vendedor) você achar algum aspecto do mesmo desagradável (Como a espessura do braço ou a sonoridade em particular, por exemplo), não hesite em testar outro do mesmo modelo ou escolher outro tipo para experimentar (Quem sabe, até mesmo, ir à um outro estabelecimento).



       7 - Por fim, cuide muito bem do seu violão! A maioria das pessoas só se preocupa em comprar o instrumento e sair tocando; mas, poucos se importam com o cuidado que devemos ter com o mesmo (Como em relação a limpeza, regulagem, troca constante das cordas (Não esperar elas quebrarem!), a forma de guardar, entre outros cuidados). Pois, quando zelamos por um instrumento, ele há de durar muito tempo (Às vezes, passam-se 10/15 anos e eles ainda parecem "novinhos"! rsrs).



        Bom...Estas foram apenas algumas dicas que posso dar a respeito disso.



        Como disse, esta é uma decisão particular.



       Sendo assim, não há muitos segredos; apenas use o bom senso e o seu gosto pessoal e escolha o que considera o melhor para você (Não vá na onda dos vendedores, porque eles sabem enrolar, viu? kkkk).



        Então, por hoje é só!



       Espero ter lhe ajudado de alguma forma!



       Se gostou desse artigo e quer conhecer mais sobre o universo dos violões, continue navegando pelo site (Confira o que preparamos para você!!)



       **Não se esqueça de DEIXAR um COMENTÁRIO ABAIXO!!!** (A sua opinião é muito importante para nós!)



        Obrigado E Até Uma Próxima!


      
       Fonte - Imagens: https://www.google.com.br/imghp?gws_rd=ssl (Google Images)




terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Primeiros Passos No Violão - Postura Correta Da Mão Direita (Confira Os 4 Passos!!!)


Imagem Da Mão Direita No Violão
   
  
    Olá amigo leitor, tudo bem?



   No post passado, falamos sobre as posturas do violão e a sua importância na nossa rotina para que haja uma constante evolução (E, como vimos, isso é de extrema importância para nós, pois uma boa postura faz toda diferença!)



   
    Sendo assim, o "pontapé inicial" (Em relação ao tema posturas) já foi dado.




    Logo, hoje iremos continuar nesse assunto, mas com uma abordagem mais específica; focando mais em um certo aspecto da nossa maneira de tocar; que é a POSTURA CORRETA DA MÃO DIREITA; que (Assim como a postura em geral) é um ponto que a maioria das pessoas não se importa muito; pois se trata de um pequeno detalhe que (Na cabeça delas) não irá interferir de forma considerável na qualidade do som;




    Mas, da mesma forma que todos os detalhes singelos do mundo musical, ele é muito relevante.




    Por isso, devemos estudá-lo; prestando atenção, principalmente, para aprender da maneira correta ou (Se você já toca e percebeu que está fazendo de uma forma que é prejudicial à sua técnica) para corrigir este ponto onde está "escorregando"(E tenho certeza que, se corrigir, só vai sair ganhando!).



   
      Então, vamos lá!!!



             A Importância Da Mão Direita
Imagem Referindo-se A Importância Da Mão Direita


     No último artigo, nós conversamos um pouco sobre qual é o posicionamento correto que devemos ter no instrumento; de acordo com o tipo de música que temos mais afinidade. 




    E também, percebemos o quanto isso é importante para nós; afinal, acaba sendo um grande influenciador no nosso resultado final.




    Mas, há alguns detalhes dentro deste assunto que devemos prestar uma atenção individual; e um deles é a POSTURA que utilizamos na nossa MÃO DIREITA; que é fundamental para você tocar bem (Que é algo que todos nós queremos, não é mesmo? rsrs).




     Porém, acredito que você deve estar pensando: "Mas, por que ela é tão importante???"




    Para responder à este questionamento, vou citar alguns motivos que tornam esta mão tão importante e fazem o seu estudo ser necessário (Citarei 3 que, com certeza, irão lhe convencer!):




    1 - Esta mão é responsável por executar o ritmo que desejamos; que é um dos elementos primordiais para conseguirmos fazer música.




     2 - Muitos não sabem que, em relação aos mãos, a mais difícil de trabalharmos no violão é esta; pois existem diversas técnicas para a mesma e ela é responsável por tirar o nosso timbre/som; que é a característica sonora particular de cada um de nós (A maioria de nós acaba prestando mais atenção à mão esquerda de um violonista experiente, pois é nela que está sendo executado os acordes e escalas que nos impressionam pela destreza ; mas, de nada vai adiantar ter esta mão bem desenvolvida tecnicamente se você não possuir uma mão direita bem trabalhada; que tire um som limpo/claro e profissional do seu instrumento).



  
     3 - Outro ponto que devemos levar em conta é que, devido ao fato de existir uma grande diversidade de técnicas para esta mão (Que incluem artifícios com e sem a palheta; principalmente, sem ela), o violão (Entre os instrumentos acústicos) é o que possui a maior variedade de timbres (Ou seja, há muitas técnicas disponíveis que podem nos proporcionar diferentes sons); tendo assim (A nossa mão direita), um grande peso dentro do nosso jeito tocar (Pode tanto enriquecer como, também, atrapalhar a nossa música).




    * Observação: Se você for canhoto, pense sobre todo o conteúdo de forma contrária; ou seja, pensando na mão esquerda enquanto falamos sobre a mão direita.




     Viu como ela é importante?

     

     
    Então, não temos desculpas para fugir deste assunto; uma vez que entendemos qual é a sua importância para nós (Músicos).




     Tendo isso em mente, podemos prosseguir para o ponto principal!




             Posicionando A Mão Direita...


Imagem Da Postura Da Mão Direita


     Agora, vamos ao ponto chave: Como posicionar a mão direita da maneira correta!



    Antes de começarmos, uma breve observação: Vamos aprender como posicionar esta mão levando em consideração a postura de VIOLÃO CLÁSSICO (Devido a forma como é estruturada); mas, se você utiliza outra postura nas suas práticas, não tem problema; basta, apenas, adaptar para ela pois é o mesmo princípio.




    Primeiramente, o que você deve levar em consideração sempre que for posicionar-se no instrumento (Qualquer um que seja!), é que o seu corpo (De modo geral) e a sua mente devem estar bem relaxados;




    Pois, do contrário, você provocará uma tensão excessiva no organismo que irá lhe causar um cansaço desagradável (Que pode vir acompanhado de dores nas mãos, nos braços e nas costas!)  e que atrapalhará o seu desempenho (Como muitos amantes das cordas por aí que, por falta de uma instrução adequada, acabam por tocar com a mão muito "dura"; e isso faz com que eles fiquem exaustos num período curto de tempo (Às vezes, após tocarem 2/3 músicas, os caras já estão "mortos"! rsrs)).




     * Observação: No caso dos violonistas, é muito importante que a mão direita esteja sempre relaxada, para que possa executar as técnicas e, até mesmo, o próprio posicionamento (Sempre lembrando que o relaxamento do corpo por completo é indispensável se quisermos evoluir musicalmente!).
 



      Logo, vamos (Em primeiro lugar) relaxar todo o nosso corpo (Especialmente, a mão que queremos situar).




      E, então, faremos o seguinte (4 passos):




     1 - Estique o braço para o lado (Como se estivesse na posição do Cristo Redentor, só que pela metade, entendeu?)




     2 - Vire a palma da mão do mesmo (Braço) para frente (Como se ela estivesse "olhando" junto com os seus olhos para a sua frente) (Garanta que a sua mão está bem relaxada/solta!)




     3 - Traga a mão do ponto onde está (Braço esticado, estilo Cristo Redentor) para a boca do violão(Preste atenção na mão! Sempre verifique se ela está relaxada! Caso a mesma fique rígida durante este pequeno trajeto, basta repetir o processo novamente até que consiga realiza-lo de forma correta).



  
     4 - Após concluído o percurso com a sua mão (E ela estar em frente a boca do violão), coloque o antebraço em cima do instrumento e solte os ombros (Muito importante, também, relaxá-los o máximo que puder; pois, querendo ou não, eles acabam influenciando a sua mão; até mesmo sem você notar!)



   
     Pronto! Se você seguiu as orientações conforme o indicado acima, você acaba de posicionar a sua mão direita de maneira correta no violão!




     Porém...




     Vale lembrar que, no momento em que você chegar com a sua mão na boca do instrumento e apoiar o antebraço no mesmo, e a sua mão SEGUIR a direção/linha do antebraço (E não simplesmente "cair"), significa que o processo foi realizado de maneira incorreta e a sua mão NÃO está verdadeiramente relaxada (Que é uma forma que muitos fazem por aí (Tocando com a mão seguindo a linha do antebraço). E que é considerada errada, mas que, para alguns, funciona bem. O que não significa que, para você, servirá também) (Neste caso, o aconselhável é repetir os passos acima até que consiga executar da maneira descrita).




     Como outros aspectos interessantes (Assim como o anterior) que servem de indicadores para saber se a sua mão está posicionada de maneira correta, posso citar:





     1 - Quando ela (Como um todo; mais especificamente, na altura do meio da mão) estiver, aproximadamente, na mesma linha das cordas do instrumento (Assim como a cabeça do polegar que deve estar entre as cordas do meio (Por volta das cordas 3, 4 e 5; entre os bordões e as primas); ficando de maneira centralizada no violão).




      2 - Quando a mesma não ficar torta (Nem muito inclinada para direita, nem para esquerda; mas, com os dois lados da mão posicionados de forma igual (Sem levantar nenhum deles à mais); porque isto pode ser um empecilho à você no momento em que for executar técnicas mais difíceis; como dedilhados que exijam maior habilidade do violonista, por exemplo).




     * Observação: Você, também, tem a possibilidade de colocar a sua mão não tão centralizada na boca do violão (Conforme o indicado); mas, deslocando-a um pouco para a direita (Se for destro) ou para a esquerda (Se for canhoto) na linha da mesma (Boca);  algo que é utilizado por muitos músicos (Como os amantes do Flamenco, por exemplo) e que produz uma sonoridade similar a tradicional, porém com algumas sutis mudanças que fazem uma grande diferença.




     Com esse parâmetros em mente, podemos verificar se estamos, realmente, fazendo do jeito certo; e, se estivermos cometendo erros, podemos corrigi-los o mais rápido possível; sem ficar praticando diariamente com algo que achamos que é o correto, mas que, na verdade, está sendo feito de maneira equivocada.




                O Que Aprendemos Hoje???


Imagem Sobre Pensando No Que Aprendeu


      Para encerrarmos o raciocínio de hoje, vamos pensar/recapitular sobre o que estudamos nesse artigo.



      Primeiramente, falamos um pouco sobre a mão direita e a sua importância para nós (O quanto isso é influente no nosso som; principalmente, quando levamos em conta a maneira que executamos!).



     Depois, vimos qual é a postura correta dessa mão (Como fazer - 4 Passos);




     E, por fim, alguns indicadores para sabermos se o processo foi feito da maneira correta.




     Bom... Por hoje é só...


  

     Gostaria de concluir dizendo: Vamos aos Treinos!!!



    
     Como já mencionei em outras oportunidades, A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO; ou seja, se não praticarmos, não vamos evoluir (E tenho certeza de que você não quer isso, não é mesmo?)



 
     Logo, não fique "enrolando" para exercitar o seu lado musical!




     E não espere por "fórmulas mágicas" ou caminhos fáceis e rápidos porque eles NÃO existem
(O que existe são dicas e macetes para lhe ajudar; mas eles não caem do céu; você é que tem que busca-los, se realmente quiser aprender).



    
     Então, não tenha preguiça e vá aos estudos!(Por mais que tenha que se dedicar à algo que pareça irrelevante para você, naquele momento).


 

     Pois, é assim que alcançamos os nossos objetivos (No caso da mão direita: Treine algumas vezes aquele processo até que consiga acertar de maneira automática; sem ficar focado em cada detalhe de cada etapa; e, depois, é só aplicar isso no seu cotidiano, independente do estilo musical (E de postura) que você goste (Como mencionei lá no início)).




        Espero que tenha gostado e que este artigo tenha sido útil à você de alguma forma!
   



   
      ***Não se esqueça de DEIXAR um COMENTÁRIO ABAIXO!!!*** (A sua opinião é muito importante para nós!)




      Se quiser conhecer mais sobre o violão e o seu universo, basta continuar navegando pelo site (Não deixe de conferir o que temos para você!)




       Um Ótimo Estudo E Até A Próxima!




       Fonte - Imagens: https://www.google.com.br/imghp?gws_rd=ssl (Google Images)