Você Sabe Como Afinar Um Violão Corretamente??? |
Dando continuidade ao assunto que vimos no post passado (Sobre as partes que compõem o violão - Vale a pena dar uma olhada no mesmo para conseguir, de fato, compreender o que será apresentado adiante), hoje iremos tratar sobre este aspecto de forma mais prática, colocando mais a "mão na massa" (Por assim dizer); visando mais a utilidade prática do conhecimento sobre a organização do instrumento.
Para começarmos, iremos falar sobre as cordas do instrumento (Encordoamento).
As cordas são de suma importância para o violão (Devido elas serem a "fonte" onde são produzidas as notas musicais; e sem elas não poderíamos gerar a música que desejamos).
Elas podem ser de 2 tipos: Nylon e Aço.
Como mencionado no outro artigo, o nylon é o melhor, ou o mais indicado, para os que estão iniciando seus estudos no violão, pelo fato de serem mais flexíveis que o aço, e não exigirem demais do aluno nesta etapa e dificultarem, se assim posso dizer, o treino de certas coisas no instrumento.
Já as cordas de aço são mais resistentes que o nylon, como mencionado anteriormente, e podem gerar dificuldades no início (Porém, nada impede que os iniciantes comecem sua jornada com elas).
Após entendermos isto, podemos prosseguir para o ponto principal!
Para podermos tocar de forma correta, e conseguir extrair todo o som que desejamos do nosso instrumento, devemos, primeiro, prestar atenção a forma como as cordas estão afinadas (Uma afinação correta na hora de tocar, e de acordo com as nossas preferências, faz toda a diferença no resultado final!).
Sendo assim, temos algumas dicas/tópicos sobre isto a seguir.
Afinando O Instrumento (Afinação Padrão):
Uma Das Formas De Se Afinar Um Violão: O Afinador Eletrônico! |
Temos algumas maneiras para conseguir afinar o violão, deixando o mesmo com a afinação padrão (Que está presente em grande parte das músicas que ouvimos por aí); porém, aqui vou descrever as maneiras mais comuns de realizarmos isto.
A primeira forma consiste em utilizarmos um afinador eletrônico, que é um recurso altamente útil para nós músicos, devido a sua facilidade de uso (Até mesmo para os que estão começando) e a sua praticidade; já que pode ser facilmente transportado para qualquer lugar devido ao seu tamanho (Alguns violões já vem com este afinador embutido no próprio instrumento, o que facilita ainda mais a nossa vida).
Porém, devemos desenvolver a nossa capacidade de percepção musical desde o princípio de nosso desenvolvimento musical.
Sendo assim, é aconselhável que se opte pela forma de afinar através da audição mesmo (Percepção musical), tendo a referência de alguma nota musical (Geralmente indicada através das Cifras) para conseguir alcançar a afinação correta de todo o instrumento (Mais especificamente, utilizando como base as notas produzidas pelas cordas quando tocadas soltas).
Entretanto, tendo como foco, agora, afinar o violão com o afinador, você pode realizar este processo da seguinte maneira:
Coloque-o próximo ao instrumento, para que o afinador consiga captar (Através do microfone que há nele) a nota tocada e identificar/informar se a mesma precisa de algum "ajuste" (Apertar ou afrouxar as tarraxas).
Há, também, a opção de prendê-lo na mão/cabeça do violão e tocar a corda que deve ser afinada, para que o afinador possa captar/perceber a vibração da mesma e também indicar se ela necessita de determinada "regulagem" (Apertar ou afrouxar as tarraxas até que o afinador indique se ela está devidamente afinada; geralmente, quando o traço que mostra como a corda esta em relação à este aspecto (No aparelho) ficar no meio do visor e a cor da tela ficar verde) (Esta última é a forma mais indicada neste caso; devido a não contar tanto com fatores externos (Como, por exemplo, ruídos, barulhos, entre outros) tal como a forma mencionada anteriormente).
Já a segunda maneira consiste em "afinar de ouvido" (Mais recomendado, contudo mais trabalhoso no início); tendo como "guia" uma das notas das cordas soltas (E, B, G, D, A, E; começando pela PRIMEIRA corda) e afinando as demais de acordo com esta referência que memorizamos (Como mencionado anteriormente).
*Observação: Este referencial pode ter a sua origem através de outro instrumento já afinado (Seja nosso, de amigos ou vizinhos), ou por meio de um diapasão, que é uma outra ferramenta musical muita explorada (E que pode ser facilmente encontrado - tanto em lojas físicas quanto por meio da internet; e que possui alguns modelos disponíveis no mercado para optar); assim como por intermédio dos próprios afinadores eletrônicos (Que podem ser de grande utilidade para nos dar esta referência que buscamos).
Também pode vir de nossa memória; que nos dá, quando queremos afinar, aquela base de como é o som da nota em questão da forma correta (Porém, requer um pouco mais de experiência musical da pessoa).
Imagem Demonstrando Um Dos Modelos De Afinador Eletrônico |
Mantendo O Instrumento Afinado E Tornando O Processo de Afinação Mais Fácil:
Você Sabe Como Simplificar Isto? |
Para que isto ocorra, devemos, simplesmente, estar praticando o ato de afinar das cordas todos os dias.
Pois, por mais que pareça algo meio óbvio, devemos sempre lembrar que a PRÁTICA leva a PERFEIÇÃO (Principalmente no estudo musical), e esta afirmação não seria diferente com a afinação; já que, para realizá-la, devemos ter aquela referência que eu mencionei sempre em nossa mente (Pronta para ser utilizada quando for necessário - Que, certamente, serão muitas vezes!).
Para, assim, conseguirmos afinar o instrumento sem dificuldade e sem a necessidade de ferramentas para nos ajudar; possibilitando, desta forma, que toquemos onde e quando quisermos, sem nos preocuparmos com o nosso som estar saindo de maneira incorreta (Devido a este fator).
Afinações Diferentes (Explorando Novos Caminhos...):
Afinações Alternativas Podem Gerar Inúmeras Possibilidades! |
Por fim, falarei um pouco sobre as afinações alternativas.
Podemos afinar o instrumento de diversas maneiras.
E isso afeta o mesmo em todos os sentidos; já que mudando a afinação, geramos um outro "universo" musical (Se assim posso dizer); e o melhor de tudo é que temos várias opções para escolher e conseguir gerar sons diferenciados dos que estamos acostumados a ouvir.
Um exemplo disso é a afinação Open G (Traduzindo para o português, G (Sol) Aberto), que consiste em uma afinação fora do padrão convencional e que, basicamente, todas as vezes que você tocar as cordas soltas terá um acorde de G (Sol) maior (D, G, D, G, B, D; começando pela sexta corda).
Então, para aqueles que buscam ainda mais desafios e novas possibilidades/caminhos (Mesmo sendo iniciantes), uma ótima opção é experimentar afinar o instrumento de outras formas (Diferentes do modo tradicional que estamos acostumados) e soltar a criatividade para elaborar coisas novas e ousadas (Ou, até mesmo, para tocar o que já está habituado e descobrir, assim, novas formas de execução - Fora o fato de ser uma ótima e desafiadora maneira de estudar) (Aposto que você irá se divertir e verá que pode aprender muito com outras sonoridades!).
Vou encerrando este post por aqui; que, por mais simples que pareça devido a este tema, pode gerar várias possibilidades musicais e, também, dúvidas em certos aspectos.
Então, sempre é necessário falarmos um pouco sobre ele.
Espero que este artigo tenha sido útil à você!
Se quiser conhecer mais sobre o violão, acesse outros artigos navegando pelo site.
Não se esqueça de DEIXAR seu COMENTÁRIO ABAIXO! (A sua opinião é muito importante para nós!)
Bons Estudos E Até Uma Próxima!!!
Fonte - Imagens: https://www.google.com.br/imghp?gws_rd=ssl (Google Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário