E Aí...Quer Aprender Algo Novo? |
Olá amigo leitor, tudo bem?
Você já sentiu isso?
Aquela vontade imensa que não vai embora?
Você não sabe de onde vem, mas sente que quer muito aprender a tocar bem seu instrumento; demonstrando que possui um bom conhecimento teórico, uma técnica bem desenvolvida e sabe exatamente o que está fazendo em sua performance.
E, certamente, uma forma de transmitir esta mensagem/intenção ao seu público, e, o mais importante, sentir-se bem e satisfeito com o que está tocando, são os DEDILHADOS (Também conhecidos como arpejos), que lhe proporcionam uma sonoridade muito interessante e, também, lhe ajudam muito no seu desenvolvimento técnico/musical.
Mas, provavelmente, você deve estar pensando: "Ah, mas dedilhados são muito difíceis e necessitam de muito treino e habilidade para dominá-los...".
Claro que, de certa forma, você está correto. Os dedilhados necessitam de uma prática constante e eficiente para serem aperfeiçoados de fato.
Porém, no geral, eles são simples e de fácil entendimento e execução; pois, na maioria das vezes, possuem um padrão que se repete e que pode ser alterado conforme a nossa vontade ou necessidade (Criando assim, suas formas mais complexas - Algo muito comum em diversas músicas à nossa volta).
Porém, no geral, eles são simples e de fácil entendimento e execução; pois, na maioria das vezes, possuem um padrão que se repete e que pode ser alterado conforme a nossa vontade ou necessidade (Criando assim, suas formas mais complexas - Algo muito comum em diversas músicas à nossa volta).
Sendo assim, para que você consiga, realmente, dominar os dedilhados e, também, consiga aprendê-los sem complicações (Que é o que todos nós desejamos!), hoje falaremos um pouco sobre esse assunto e irei lhe provar que isto não é um "bicho de sete cabeças" como você, possivelmente, imagina.
Vamos lá! ;)
OS BENEFÍCIOS
Mas, quais são as vantagens de estudar este assunto??? |
Provavelmente, você já deve ter se perguntado (Quando alguém lhe falou sobre aprender a dedilhar as cordas do seu instrumento): "Vou aprender a fazer dedilhados, ok... Mas o que vou ganhar com isto???"
Não é apenas com você que isso acontece. Muitas pessoas, no início de seus estudos, quando estão começando a praticar seus primeiros dedilhados, tendem a se perguntar o porquê disto, e se vale, realmente, a pena gastar tempo estudando e se aprofundando neste tema.
Entretanto, o que muitos não pensam, são nas VANTAGENS que poderão obter se dominarem este recurso (Tanto a longo prazo como, até mesmo, uma certa evolução em poucos dias de estudo).
Logo, irei listar 3 dos motivos que, certamente, lhe motivarão a empenhar-se à esta técnica.
#1 - MAIORES POSSIBILIDADES NA HORA DE TOCAR
Um dos pontos positivos que os dedilhados/arpejos trazem; e que irá lhe proporcionar variar a maneira de tocar as músicas do seu repertório (Podendo optar, por exemplo, entre tocar com a palheta ou, simplesmente, através de seus dedos); o que te dará outras formas de enxergar as coisas que você já faz no seu instrumento, evitando, assim, cair na mesmice de executar sempre do mesmo jeito (Sem variações e se "prendendo" muito ao que o artista faz - Impossibilitando, desta forma, "imprimir" o seu estilo e a sua personalidade no momento de interpretar algo do seu interesse).
#2 - ÓTIMA FORMA DE DESENVOLVER A SUA COORDENAÇÃO MOTORA
Principal benefício dos dedilhados. Por mais que pareçam somente uma técnica de mão direita (Para executar sem a palheta), também são uma ótima forma para desenvolver aquela sincronia entre ambas as mãos, deixando cada qual (Principalmente a mão da dedilhação/arpejos) com a sua devida "independência" (O que ajuda tanto nesta técnica quanto na hora em que estiver palhetando algo no instrumento - Seja uma batida/levada ou, até mesmo, executando um solo).
#3 - SOFISTICAÇÃO DA SUA SONORIDADE
Uma forma de "incrementar" o seu som é através deste recurso em questão. Pode ser uma boa pedida para melhorar arranjos e, até mesmo, para fomentar o surgimento de ideias para futuras composições.
TUDO AO SEU TEMPO...
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Paciência É Um Dos Elementos Fundamentais Para Uma Evolução Musical Gradual E Saudável! |
Como mencionado anteriormente, muitos deixam de estudar este assunto pelo fato de acharem algo muito difícil e que, embora importante, não vale a pena "se matar" de treinar (Já que será algo que nunca evoluirá - Claro que na cabeça deles!)
Porém, isto, muitas vezes, é algo pensado de forma precipitada; um conceito pré-estabelecido no momento em que ficamos decepcionados ou frustrados com determinadas coisas que gostaríamos de obter porém, não sai do jeito que planejamos (O que gera uma certa raiva daquilo em questão).
Mas isso é normal.
Entretanto, podemos evitar que isto ocorra.
Para isso, necessitamos, somente, aprender da maneira correta e termos paciência durante o processo de aprendizado, não tendo pressa para chegar à "perfeição" (Se assim posso dizer).
Tendo isto em mente, podemos prosseguir para o tópico principal!
ESTUDANDO OS DEDILHADOS/ARPEJOS...
Princípios Dos Dedilhados |
➔ Para praticar este assunto, deve-se ter em mãos um instrumento devidamente afinado.
➔ Para compreender, de fato, as explicações/exercícios, é necessário conhecer a nomenclatura utilizada para os dedos da mão direita:
P = POLEGAR
i = INDICADOR
m = MÉDIO
a = ANELAR/ANULAR
➔ Nos exercícios, haverão determinadas combinações de dedos para você praticar. Lembre-se que o POLEGAR (P) será responsável pelas cordas 6, 5 e 4 (SEXTA, QUINTA e QUARTA cordas), e os demais dedos, pelas cordas restantes - Cada dedo com a sua respectiva corda para tocar (INDICADOR (i) = TERCEIRA CORDA (3) / MÉDIO (m) = SEGUNDA CORDA (2) / ANELAR/ANULAR (a) = PRIMEIRA CORDA (1)) (Há a possibilidade de alterar este padrão - Será explicado mais adiante).
➔ É necessário que haja um equilíbrio entre todas as cordas arpejadas, ou seja, cada corda que for tocada deve ter a mesma duração de tempo (1 tempo, por exemplo) e a mesma intensidade das demais (Forte e fraco/piano, por exemplo); para que o dedilhado fique "redondinho" e não bagunçado (Se tiver dificuldade em relação à precisão rítmica, tente contar/marcar mentalmente, batendo o pé, balançando levemente a cabeça (Cuidado com a postura) ou, até mesmo, em voz alta).
➔ Para que haja uma boa execução dos movimentos, é necessário que o polegar (E a mão, no geral) não fique "pulando" e não se afaste muito das cordas, assim como os demais dedos não devem ficar "duros/rígidos" (Devem permanecer relaxados e devem tocar as cordas somente com a sua ponta (Movimentando-se em direção à palma da mão), para que o som saia com mais naturalidade e de forma correta).
➔Para conseguir parar o som das cordas, deve-se apoiar a lateral do polegar nos bordões (6, 5 e 4 cordas) e a ponta dos demais dedos nas primas (3, 2 e 1 cordas). É possível, também, cessar o som de todas as cordas somente com o polegar (Apoiando a sua lateral de forma sutil).
Entendido isto, podemos conhecer os principais dedilhados.
Estes dedilhados/arpejos apresentados a seguir (Também conhecidos como Arpejos do Dionísio Aguado; grande violonista de épocas passadas que influenciou muito os estudos do violão moderno) são muito comuns, tanto na música popular (Onde possui grande quantidade de músicas que os utilizam) quanto na música erudita (Onde são um dos principais elementos).
Eles são 11: - P i m a
- P a m i
- P i m a m i
- P a m i m a
- P__i m a (Polegar e Indicador devem ser tocados ao mesmo tempo)
- P__a m i (Polegar e Anelar/Anular devem ser tocados ao memo tempo)
- P__m i a (Polegar e Médio devem ser tocados ao mesmo tempo)
- P imi a imi
- P ama i ama
- P mam i mam
- P im im im a im im im (Indicador e Médio devem ser tocados ao mesmo tempo)
*Observação #1: Nos últimos 4 arpejos, há alguns dedos que são agrupados; porém, todos possuem um padrão (No último exercício, não se esqueça de juntar bem os dedos "im" para que o som saia, realmente, simultâneo).
*Observação #2: É interessante repetir cada dedilhado, no mínimo, 10/15 vezes (Contar as execuções a partir da sexta corda - Repetir em todos os bordões - Também pode intercalar/alternar os mesmos); porém, quanto mais você executar, melhor entenderá e absorverá a mecânica dos movimentos.
*Observação #3: Lembre-se de contar os tempos a cada corda que tocar (Conte um compasso vazio (Por exemplo, um de 4 tempos - 1, 2, 3, 4) e entre no próximo, tomando a corda tocada pelo polegar como o primeiro tempo) (Se quiser utilizar um metrônomo, também é muito útil!).
*Observação #4: Tome cuidado com a postura no instrumento durante a execução dos exercícios.
*Observação #5: Lembre-se de praticar, primeiramente, com as cordas soltas. Não há necessidade, ainda, de treinar utilizando acordes (Deixe isso para depois).
*Observação #6: Erros são comuns, principalmente no início. Se algo considerado erro acontecer no momento em que estiver tocando, não se preocupe, pois estas "falhas" tendem a se concertar com o passar do tempo (À medida que você treina e lapida a sua técnica).
*Observação #7: Como mencionado, podemos alterar aquela pequena "regra" acerca de quais cordas os dedos devem tocar (Comumente, utiliza-se, também, o "i, m e a" para tocar a 4, 3 e 2 cordas, respectivamente - Porém, nada impede de configura-los de outras formas (Como "i, m e a" na 5, 4 e 3 cordas, por exemplo) - Isto também é válido para o polegar (P) que pode transitar tanto pelos bordões quanto pelas primas) (É aconselhável que, no início, foque mais em praticar a maneira descrita inicialmente ("P" nos bordões e "i, m e a" nas primas), e depois, quando já estiver mais familiarizado com a mesma, começar a introduzir variações).
*Observação #8: Vale ressaltar que há diversos outros padrões de dedilhados/arpejos que podem (E devem) ser estudados à medida que for evoluindo tecnicamente (Assim como há possibilidade de combiná-los para criar exercícios mais longos e complexos).
*Observação #8: Vale ressaltar que há diversos outros padrões de dedilhados/arpejos que podem (E devem) ser estudados à medida que for evoluindo tecnicamente (Assim como há possibilidade de combiná-los para criar exercícios mais longos e complexos).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Que Aprendemos Hoje? |
Para finalizarmos, vamos recapitular algumas coisas.
Neste artigo, você viu:
➔ Quais são os dedilhados/arpejos mais comuns; tanto para treinos (Principalmente, para os iniciantes) quanto em músicas que estão em nosso cotidiano; e aprendeu como executa-los da maneira correta!
➔ Os benefícios de estudarmos os mesmos, que incluem a tão desejada "independência" das mãos (Algo que muitos músicos, principalmente os mais novatos, sonham em ter no início de seus estudos).
➔ O quão importante é ter a paciência como seu aliado (Para que sua evolução musical seja garantida e muito mais rápida/constante do que aqueles que querem as coisas para "ontem").
Então, é isso.
Espero que este artigo tenha lhe trazido algo de interessante, quer seja uma dica sobre algum aspecto ou, até mesmo, um detalhe ou reflexão para pensar daqui em diante.
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Bons Estudos e Até A Próxima! ;)
Fonte - Imagens: https://www.google.com.br/imghp?gws_rd=ssl (Google Images)
Excelente
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