terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Primeiros Passos No Violão - Postura Correta No Violão (Aprenda Agora!!!)

Postura/Tocar/Violão
Você Já Parou Para Pensar Na Sua Postura No Violão???

 Olá, tudo bem?



 Se você já toca há algum tempo ou, até mesmo, está começando seus estudos agora, aposto que já deve ter pensado:



 "Qual é a postura correta para tocar violão???"



 Se isso ainda não passou pela sua cabeça, provavelmente, mais cedo ou mais tarde, este questionamento irá aparecer, e virá com algumas outras questões como:



                                            "Será que a minha postura está correta???"

                                      "Será que existe um postura perfeita para tocar???"

                                       "E o que seria considerado uma forma errada???"



 Muito a pensar, não é mesmo?



 Mas fique tranquilo!



 Não é só com você que isso ocorre.



 Todos passamos por esta situação em algum momento de nossa jornada; e isso é muito bom, pois é a partir daí que começamos a prestar atenção aos detalhes em relação a nossa maneira de tocar em vários aspectos, como utilizar a digitação correta em determinados exercícios ou tocar uma batida/levada da maneira certa, por exemplo.



 Sendo assim, para sanarmos estas dúvidas hoje falaremos um pouco sobre a postura e a sua importância para nós.



 Afinal, apesar de muitos não se importarem com isso e acharem que é algo irrelevante, ela tem um peso muito grande no momento em que tocamos, e pode até atrapalhar o nosso som, tanto a curto prazo (Ali, na hora em que estiver mostrando o que sabe) quanto a longo prazo (Podendo, até mesmo, causar lesões sérias no futuro!).



 E, acredite ou não, essas sequelas que mencionei podem ser realmente graves; e, para piorar, se desenvolvem de forma "silenciosa", sendo muitas vezes descobertas somente tempos depois.



 Como exemplo disto, posso citar um colega que conheci que tocou durante anos sem se queixar de nada e sempre sentiu-se disposto a tocar por horas, pois gostava muito do que fazia...



 Porém, de uma hora para outra, ele começou a sentir fortes dores na coluna, e quando foi ao médico para saber o que havia de errado, teve uma surpresa nada agradável...



 O que o levou à ausentar-se do mundo musical por algum tempo até se recuperar, ao menos, um pouco e sentir-se melhor para tocar novamente.



 Mas, atualmente, ele está bem e continua tocando.



 No entanto, ele me contou que sabia naquele mesmo momento em que descobriu o que tinha, e que ele confirmou somente quando voltou a tocar, que NUNCA mais seria o mesmo músico (Pelo menos, não na maneira de agir em relação a sua saúde!)



 Então, acredite!



 Os problemas podem aparecer à qualquer hora (E não queremos que isto ocorra, não é mesmo?)



 Logo, vamos aos estudos! ;)




  Será Que Existe A "Postura Perfeita" E O "Certo E Errado"?
Postura Correta/Postura
Como Anda A Sua Postura?


 Essa pergunta é comumente debatida entre os amantes de música e de violão.



 E ela não deixa de ser importante, pois muita gente tem dúvidas a respeito disso (Principalmente, os iniciantes no mundo musical), o que acaba gerando uma influência por parte de amigos, parentes e conhecidos que já tocam, porém não necessariamente estão fazendo da maneira "correta", ou melhor, explicando o ponto vista adequado.



 Entretanto, esta questão é muito simples de entender.



 Basta você saber que a postura deve ser pensada em relação à liberdade e eficácia na parte técnica, bem como conforto e naturalidade para tocar e ausência de prejuízos para a saúde.



 Logo, não temos uma postura "perfeita", nem certo e errado.



 Mas sim, temos a mais apropriada a você, respeitando a sua estrutura física, suas variáveis e que permita tocar a vontade aquilo que deseja ao longo da extensão do instrumento com o maior proveito possível.



 Então, não fique preocupado com a forma de postura "exata" de tocar, como se existisse um "padrão perfeito", e que, se você não a utilizar, não conseguirá evoluir.



 Mas, tente se preocupar com os detalhes e a melhor maneira de executar a que for mais adequada à você, sempre respeitando os limites/características do seu corpo!



 Viu como é simples?



              Mas, E A Cadeira? Faz Alguma Diferença???
Violão/Iniciante
Será que devo me preocupar com isto?
                              
 Quando falamos em postura para tocar um instrumento como o violão, automaticamente, já pensamos nas cadeiras que são mais adequadas à nossa prática e que não vão gerar problemas futuros em nosso corpo (Como aquelas lesões que mencionei no início).



 Porém, quando queremos tocar, geralmente, escolhemos um lugar para sentar que seja melhor para nós em relação ao conforto; afinal, quem quer praticar numa cadeira dura e desconfortável, não é mesmo?.



 No entanto, este pensamento acaba por criar um certo descuido da nossa parte com relação à isto, fazendo com que, muitas vezes, nos contentemos com o que temos ou nem prestemos a devida atenção que este aspecto deveria ter - Pois estamos pensando, somente, em nossa satisfação naquele momento. 



 Mas como mencionei, os problemas podem aparecer a qualquer hora e quando você menos esperar!



 Sendo assim, devemos fazer tudo que está ao nosso alcance para evita-los!



 Dito isso, agora iremos conversar um pouco sobre os tipos de cadeiras!


 Para começar, iremos falar sobre o que NÃO deve ser usado.



 Locais onde você perde a estabilidade não devem ser usados, como sofás ou camas, que são, comumente, associados pela nossa mente como lugares confortáveis para praticar por horas a fio...



 Porém, são muito macios/acolchoados e inclinados (Variando de modelo para modelo), e você acaba afundando e não tem um ponto de equilíbrio para se estabilizar - Que é algo fundamental à postura.



 Outro exemplo muito comum de local inapropriado são as cadeiras de plástico, que são, frequentemente, utilizadas em restaurantes e lanchonetes, mas que devido a não serem totalmente planas - Possuem alguma inclinação que varia, também, de acordo com o modelo - não são as mais recomendadas para passar o tempo tocando.



 E, como um último exemplo, posso citar as cadeiras que são dobráveis, ou seja, que abrem e fecham e que geralmente não são planas por completo, assim como as cadeiras de plástico mencionadas; logo, devem ser evitadas - Lembre-se: O local incorreto pode gerar dores no pescoço, na coluna e, até mesmo, nos braços!



 Mas mesmo estes locais sendo inapropriados, não devemos nos "desligar" deles por completo e esquecê-los quando o assunto é tocar violão.



 Pois uma coisa é utilizá-los para praticar todos os dias durante horas, e outra é utilizá-los de vez em quando para tocar uma música ou fazer um exercício específico.



 Então, tenha sempre em mente que aproveitar estes lugares, eventualmente, para tocar algo não tem problema, contanto que não se torne um hábito e passe a ser visto como seu local de estudo diário.


                                               Exemplos

                       
Cadeira/ Violão/ Tocar
Sofá
                                
                                

Cadeira/ Violão/ Casa
Cama
                               

Cadeiras/Restaurante
Cadeira De Plástico
Cadeira/ Casa/ Rstaurante
Cadeira Dobrável
                                          


 Agora, falaremos sobre os tipos APROPRIADOS para a prática do instrumento.



 Para se ter um bom tempo de treino com o violão, sem se preocupar com os possíveis desconfortos que as cadeiras mencionadas anteriormente trazem, o correto é sempre utilizar, basicamente, qualquer modelo da mesma que seja plana, ou seja, qualquer tipo de cadeira que não possua nenhum tipo de inclinação e também que não seja muito acolchoada.



Também devemos levar em consideração a altura da mesma - Se não for do tamanho correto, pode dificultar a execução do instrumento.



Como exemplo, posso citar as cadeiras de madeira, de plástico (Sem inclinação), de ferro, as banquetas/bancos de piano (Que também podem ser uma opção interessante)... Enfim, qualquer modelo que seja plana para lhe proporcionar um ponto de equilíbrio, gerando assim estabilidade para o seu corpo, que seja do tamanho correto e que se adapte melhor a sua estrutura física.



 E se você achar a mesma muito dura e desconfortável, pode utilizar uma almofada pequena mas não muito macia - Para não gerar instabilidade e acabar prejudicando o tempo de treino.



 Há, também, a opção de usar uma cadeira para escritório do tipo que é utilizada em computadores (Mas sem os braços) pois elas já vem com um conforto "a mais" devido à pequena almofada que vem juntamente com ela. 



 Sendo assim, escolha a que mais lhe agrada em termos de conforto, porém sempre tendo em mente o que deve ou não ser utilizado. 


                                         
                                           Exemplos
  
Cadeira/Móveis
   Cadeira De Ferro
Cadeira/Madeira/Decoração
Cadeira De Madeira
                                     
 Entendido isso, agora vamos, de fato, estudar as posturas e os principais pontos que você deve se atentar em cada uma delas.



                  Entendendo As Posturas Do Violão...
Posicionamento/ Andar/ Correto
Posturas


 Acima, temos uma imagem que representa duas posturas erradas, que são ruins à nossa saúde em geral, e uma postura considerada correta para andar.



 Assim como em nossas ações do dia a dia, no mundo musical também temos as posturas que facilitam a execução do instrumento, tornando-a mais natural, confortável, ergonômica e ajudando na questão do relaxamento no momento de tocar.  



 E elas não se caracterizam como certas ou erradas, mas como mais apropriadas a cada pessoa, levando-se em conta o aspecto saúde, bem-estar e obter o máximo rendimento com o menor esforço possível (Até aí, nada novo, certo?)



 Logo, agora iremos entender quais são essas posturas e quais são seus pontos principais.



 Basicamente, elas se dividem em 3 principais que devem se ajustar à sua compleição física e que fazem parte do cotidiano musical de violonistas amadores e profissionais, e que compreendem  a postura popular, a postura clássica/erudita e a postura flamenca.



                             Postura De Violão Popular

Violão/ Postura/ Tocar
Certamente, você já viu pessoas posicionarem seu instrumento desta forma, não é mesmo?


 Acima, temos uma imagem demonstrando a postura de violão popular, ou simplesmente, postura popular.



 Esta postura é muito utilizada pelos praticantes de música popular - Que engloba gêneros musicais como mpb, rock, samba, sertanejo, entre outros.



 Alguns pontos/detalhes importantes dessa postura que você deve prestar atenção:

   

 - Geralmente, o instrumento permanece apoiado na perna direita (Para destros), ficando assim, muito próximo do nosso corpo.


   
 - A coluna deve permanecer sempre alinhada (Para evitar aqueles problemas mencionados).


   
 - Nesta postura, você tem a possibilidade de colocar/encostar as suas costas até o "fundo/final" da cadeira e, assim, ficar levemente apoiado, porém, sempre tomando o devido cuidado para não se reclinar demais e acabar de certa forma tocando "deitado" sobre o assento escolhido.



 - Nesta postura, também, você acaba por ficar "relaxado" no instrumento, o que possibilita a execução de diversas coisas; porém, tenha sempre em mente que coisas mais fáceis/simples, como dedilhados e ritmos mais singelos, por exemplo, são o mais adequado para esta forma de tocar.


  
 - Como pontos negativos dessa postura, posso citar:
  
    

 #1 - A execução de coisas mais complexas e que exijam mais técnica, como dedilhados muito rápidos ou aberturas muito grandes em acordes ou digitações de escalas, por exemplo, pode se tornar mais difícil nessa postura;



 E isso se deve (Em relação à mão esquerda) ao cotovelo não ter muito espaço para se movimentar, o que acaba deixando o ângulo do braço muito "fechado", pois, na mesma, o violão tende a ficar muito "colado/grudado" ao corpo e ligeiramente voltado para o lado, o que acaba impedindo a realização de certas técnicas ou atrapalhando o máximo desempenho que poderíamos ter se não houvesse esse pequeno empecilho.



 Sendo assim, se os seus estudos são voltados ao mundo erudito, talvez esta postura não seja a melhor opção para você - Mas nada impede de utilizá-la para praticar este repertório.


   
 #2 - Um outro problema que pode ser uma desvantagem à qualidade do seu som/timbre na hora da prática é a perda da potência sonora (Geralmente, de 30%) que ocorre quando tocamos em um violão que não é amplificado - Sendo assim, utilizando-se do auxílio de um microfone na boca do mesmo.



 E tudo devido ao fato de encostarmos o braço no corpo do instrumento - Pois a madeira vibra junto com as cordas, e nesse caso, acabamos por cessar este som que ela produz e que, definitivamente, poderia enriquecer a essência da nossa música.



 Logo, tendo em mente os prós e contras desta postura, vale a pena analisar se ela é, de fato, a mais apropriada. 



                           Postura De Violão Clássico/Erudito



Postura/ Violão/ Clássico
Exemplo #1 

Tocar/ Violão/ Postura
Exemplo #2

Postura/ Violão/ Música
Exemplo #3 - Um dos grandes mestres do violão, Andrés Segovia
                                             


Acima, temos três imagens demonstrando uma postura que, assim como a popular, é largamente utilizada no mundo musical, que é a postura de violão clássico/erudito ou, simplesmente, postura clássica.



 Essa postura também tem muitos adeptos no mundo inteiro - Especialmente, os praticantes de violão clássico/erudito, que a utilizam, principalmente, devido as suas particularidades que os ajudam (E muito) a executar o repertório característico deste universo. 



 Aqui, assim como na postura popular, também temos aspectos que devem ser levados em consideração:



 - Nesta postura, você deve sentar-se mais a frente (ponta) e um pouco para o lado direito da cadeira que escolher para tocar.



 - A sua coluna deve ficar alinhada, e o seu instrumento também. É interessante que ele fique um pouco inclinado para trás para lhe beneficiar em certos aspectos, porém, não deve haver exagero para não prejudicar a postura e movimentação da mão - Apenas o necessário para se adaptar a você e as suas variáveis.



 - Em relação às suas pernas, a esquerda deve ficar mais reta, não ficando de maneira torta (É nessa perna que o violão deve ser colocado), e a sua direita deve ser posta mais para o lado para, assim, conseguir comportar o instrumento. 



 - Seu pé direito deve ficar plano/chapado no chão. Tente não deixa-lo ficar somente com a ponta encostada no solo, pois isso pode tensionar a musculatura da sua perna (E, consequentemente, de todo o seu corpo) e isso pode lhe prejudicar, pois você irá sentir dores e terminar com um resultado não tão satisfatório quanto gostaria.



 * Observação: Se mesmo tentando seu pé acabar ficando somente com a ponta encostada no chão, você pode colocar sua perna um pouco abaixo da cadeira, para que, assim, você consiga relaxar toda a sua musculatura e evitar aquele tensionamento que não deve ocorrer.      



 - É importante salientar também que nessa forma de tocar, o violão irá constituir uma espécie de triângulo em seu corpo, compreendendo três pontos que são distribuídos entre o seu tronco (Primeiro Ponto - Encostando apenas a ponta do instrumento na sua estrutura física),  a sua perna esquerda (Segundo Ponto - Onde ele apoia-se na sua coxa) e no encaixe com a sua perna direita (Terceiro Ponto - No qual ele fica levemente inserido dentro da outra perna) - Além do antebraço direito que proporciona mais estabilidade ao instrumento.



 - Lembre-se, também, que a cabeça/mão do violão deve ficar próxima à altura dos olhos - Pode oscilar um pouco, mas tente sempre permanecer nesta altura, pois, se ela alterar demais, pode causar certos prejuízos à  postura e a movimentação das mãos.



 *Observação 1: Há violonistas (Geralmente, mais experientes) que tocam com o instrumento bem acima desta altura. E não está errado, pois é uma variação dessa postura. Porém, esta maneira acaba por ser um pouco desconfortável em relação ao campo de visão do braço, pois o violão fica muito inclinado e muito próximo do rosto (O que não é nada bom para nós!).



Há  também os que utilizam abaixo desta angulação e conseguem resultados muito interessantes da mesma forma. E também não está errado, pois é um outro jeito de adaptar os princípios as características específicas. Porém, esta posição pode atrapalhar na postura correta e na mobilidade das mãos.



Este ponto depende daqueles fatores colocados no início do texto como importantes para se ter uma boa postura e deve ser analisado com cuidado e consciência.



 * Observação 2: Para elevarmos a perna esquerda (Destros) e criarmos uma angulação do braço do instrumento em relação ao solo, facilitando assim os movimentos, utilizamos uma espécie de apoio de pé conhecido como banquinho (Acessório que pode ser encontrado com facilidade), que possui algumas regulagens e que é, frequentemente, utilizado pelos violonistas pois é muito benéfico (Exemplos dessa ferramenta abaixo!)
Apoio/ Violão/ Tocar
Apoio De Pé/Banquinho #1

Apoio/ Violão/ Madeira
Apoio De Pé/Banquinho #2
                                  

- Nesta postura, também temos certos benefícios, que podem ser as razões para optarmos por esta maneira de tocar.



 Como exemplo, posso citar:



 1 - Mais conforto para executar as técnicas - Que nos estudos de violão erudito, é de grande ajuda, pois utilizamos, basicamente, a extensão completa do braço do instrumento - onde o nosso braço esquerdo fica mais livre e o cotovelo tem mais facilidade para se movimentar, diferente da postura popular (Até mesmo o ombro ajuda executando movimentos sutis para auxiliar ainda mais em certas coisas!)



 * Observação: O mesmo descrito anteriormente acontece com o braço direito. O seu ângulo fica mais aberto (Em comparação com a postura de violão popular) e isso acaba gerando uma facilidade maior na movimentação/circulação pelo instrumento, o que possibilita, de certa forma, você tocar por mais tempo (Logicamente, com a técnica correta, deixando as mãos, braços e ombros bem relaxados).



 2 - Possibilidade de tirar um timbre mais "puro" do seu instrumento (Som total das cordas e da madeira que vibra juntamente com elas quando tocamos), devido ao fato do seu corpo não encostar no fundo do violão por causa da postura natural e alinhada com o instrumento bem posicionado, que impede que ocorra o contrário.



 Entendido isto, podemos prosseguir para a última postura!



                           Postura De Violão Flamenco
Postura/ Violão/ Flamenco
Paco de Lucia, um dos grandes mestres do violão Flamenco!


Violão/ Tocar/ Postura/ Flamenco
Outro grande mestre da vertente, Sabicas!
                                                           
                                



Exemplificando a postura de violão flamenco, ou postura flamenca, temos estas duas imagens.



 A postura em questão é largamente utilizada pelos violonistas de flamenco - Música com influências árabe, cigana e judaica que se tornou um legado da cultura espanhola para o mundo.



 Do mesmo modo que as posturas descritas nos parágrafos anteriores, esta também possui 
particularidades que devemos observar: 



 - Normalmente, os violonistas que utilizam essa postura sentam-se da maneira exemplificada nas imagens acima: Dobrando (Cruzando) a perna direita - Com exceção da segunda imagem, que é uma das possíveis variações da mesma.



 - O violão fica levemente voltado para o lado direito do corpo.


  
 - A questão da estrutura do violão encostar no nosso corpo (Tronco) volta a acontecer aqui, porém, isso não diminui a utilidade dessa postura para os seus adeptos amantes e estudiosos do flamenco, aonde temos, principalmente, técnicas executadas com mais "agressividade", bem como uma exuberância maior na performance.



 - Devido a esse "dobramento" das pernas, necessitamos nos familiarizar um pouco com esta postura, pois podemos ter algumas dores (Como no joelho, por exemplo) e isso pode ser um tanto desagradável (Falo por experiência própria, pois sinto alguns incômodos no joelho quando toco desta forma!).



 - Se você tem o costume de tocar em pé, vai precisar fazer algumas alterações no seu violão para colocar a correia da melhor forma, sempre tomando cuidado em relação à altura do instrumento no seu corpo - Nem muito acima, nem muito abaixo, mas sempre na altura ideal e mais confortável para você aplicar os seus conhecimentos. 



 Dito isto, se você pretende implementar esta ou qualquer uma das outras posturas no seu cotidiano, deve lembrar-se do que mencionei anteriormente: Teste e analise qual é a que mais lhe ajuda, traz conforto e ainda preserva a sua saúde e tome a sua decisão, sempre considerando o que é melhor para VOCÊ!



E lembre-se que você pode (e, por um lado, até deve) alternar entre elas e fazer ajustes para adaptar-se a sua estrutura física sempre que desejar e perceber que é prudente - Como quando estudamos por muito tempo e acabamos nos cansando de permanecer, basicamente, em uma única posição, ou quando percebemos que uma sutil mudança no ângulo de ataque do polegar pode favorecer na sonoridade do instrumento (mas lembre-se de analisar se isto será, realmente, proveitoso para seu progresso, ok?)


                                Concluindo...
Conclusão/ Finalização/ Fim
Mas, o que vimos hoje?

                         
 Então, para concluirmos, vamos recapitular o que aprendemos neste artigo.



 Primeiramente, entendemos um pouco sobre a postura em geral, a sua importância na nossa rotina e o que poderia ser considerado certo e errado dentro do mundo musical à respeito disso.



 Depois, vimos um pouco sobre os tipos de cadeiras e o que seria mais indicado e menos favorável para o seu tempo com o instrumento.



 Por fim, aprendemos quais são as posturas utilizadas no violão e quais são as características principais de cada uma delas.



 Bom...Vou ficando por aqui..




 Espero que este texto tenha lhe ajudado de alguma forma.




 Por mais que seja um assunto simples e que muita gente não dê a devida atenção que merece, devemos sempre discutir um pouco sobre ele; afinal, isto está diretamente ligado à nossa saúde e eventuais problemas que podem ocorrer conosco no futuro! Sendo assim, temos que conhecer, pelo menos, um pouco sobre isso - Tenho certeza que, ao longo desse texto, você deve ter notado que há vários detalhes que, muitas vezes, nem passam pela nossa cabeça, não é mesmo?




 Fique a vontade para deixar um comentário abaixo com a sua opinião à respeito do tema e qual postura você prefere para tocar, ok?




     
 Para conhecer mais sobre o incrível mundo do violões, basta continuar navegando pelo site! Tenho certeza que encontrará muitas informações/ferramentas úteis aqui!



  
       
  Obrigado, Bons Estudos e Nos Vemos Numa Próxima!





  Fonte - Imagens: https://www.google.com.br/imghp?gws_rd=ssl (Google Images)