Você Sabe Quais São As Partes Do Violão??? |
Para começarmos, de fato, a entrar no mundo dos violões, devemos, primeiro, conhecer um pouco sobre sua estrutura; as partes que o compõem; então, devido a isso, a postagem de hoje tratará sobre este assunto.
O violão é formado por partes. Cada parte tem a sua função e todas elas em conjunto produzem o resultado final que tanto queremos, que é uma boa música; para ser mais específico, um bom timbre (Característica particular e muito peculiar pela qual podemos reconhecer a sua origem; nesse caso, do violão).
Sendo assim, é muito importante conhecermos quais são elas e entendermos as suas funções no instrumento; visto que vamos utilizá-las, mesmo sem darmos conta disto, no momento em que estivermos tocando.
Então vamos lá!!!
Corpo: Parte fundamental do violão; onde a sonoridade do instrumento irá variar de acordo com o seu formato, tamanho e, até mesmo, a combinação de madeiras que foi utilizada no momento de sua fabricação.
Imagem Do Corpo (Com O Tampo Já Colado)
|
Tampo: Parte principal do corpo do instrumento e que tem como função agir como uma película ("Tampa") (Devido à sua utilidade, deve ser constituído de uma espessura fina; advinda de uma madeira bem flexível mas, ao mesmo tempo, bem resistente para conseguir suportar a tração feita pelas cordas).
Imagem Do Tampo Do Violão (Já Devidamente Colado) |
Rastilho: É a parte do instrumento que é montada sobre o cavalete e que é utilizada como suporte/apoio para as cordas.
Imagem Do Rastilho
|
Boca: É o orifício/buraco presente no corpo do instrumento pelo qual o som se difunde/propaga.
![]() |
Imagem Da Boca Do Violão (Com Um Mosaico Em Volta) |
Cavalete: É uma espécie de apoio/suporte que é colado abaixo da boca e que é utilizado para prender/fixar as cordas ao corpo do instrumento (Possui alguns furos que são destinados para este fim); além de ser uma base/suporte para manter o rastilho na posição correta.
![]() |
Imagem Do Cavalete (Com O Rastilho E As Cordas Já Posicionados) |
Braço: Parte do instrumento na qual estão situados os trastes e as casas (Escala) (Podem possuir marcações (Na lateral ou, até mesmo, dentro das casas) que são utilizadas como pontos de referência para nos localizarmos perante as suas regiões).
Imagem Do Braço Do Violão
|
Trastes: Maneira encontrada (Através de filamentos metálicos) para dividir o braço do instrumento em casas (Mais especificamente, a escala; que é colada sobre ele), de forma que consigamos alcançar a posição (Altura) correta das notas.
![]() |
Imagem Dos Trastes (Divisões metálicas)
|
Casas: Resultado desta divisão do braço (Escala) por meio dos trastes; servem para nos indicar a localização correta das notas musicais.
![]() |
Imagem Das Casas De Um Violão (Com As Suas Marcações Para Facilitar A Localização Na Hora Da Prática)
|
Tarraxas: Localizadas na cabeça do instrumento, são utilizadas como meio para que se consiga alcançar a afinação correta para o nosso instrumento; apertando ou afrouxando as cordas de acordo com a nossa necessidade (Sua configuração mais comum é 3 delas de cada lado da cabeça, mas podem aparecer de outras formas).
Imagem Das Tarraxas |
Cordas (Encordoamento): São o elemento primordial; onde, através delas, conseguimos produzir as notas musicais. Podem ser feitas de nylon (Largamente utilizadas nos violões clássicos - O mais indicado para quem está começando, devido ao material ser mais flexível e não exigir de mais do aluno nessa fase) ou de aço (Muito comum nos violões elétricos - Material menos flexível que o anterior; mas também pode ser usado por iniciantes sem problema algum).
Imagem Das Cordas Do Violão (Neste Caso, Já Devidamente Colocadas) |
Pestana: Podendo ser feita de diferentes materiais, serve como um apoio para direcionar as cordas para as tarraxas.
Imagem Da Pestana Do Violão |
Cabeça: Localiza-se na parte superior do braço do instrumento e é utilizada como um suporte/apoio para a movimentação das tarraxas.
Imagem Da Cabeça De Um Violão |
Pronto! Agora que já conhecemos as partes do violão, ficará mais fácil o entendimento daqui para frente.
Pois, com este conhecimento prévio sobre a sua estrutura, iremos entender com mais facilidade tópicos relacionados diretamente com certas partes (Como é o caso da afinação, por exemplo, que veremos mais adiante); e também poderemos entender textos que usem estes termos referentes a composição material do instrumento.
Bom... Por hoje é só!
Espero que este artigo tenha sido útil para você de alguma forma.
Se quiser conhecer mais sobre o violão, acesse outros artigos navegando pelo site.
Não se esqueça de DEIXAR um COMENTÁRIO ABAIXO! (A sua opinião é muito importante para nós!)
Bons Estudos e Nos Vemos Numa Próxima!
Fonte - Imagens: https://www.google.com.br/imghp?gws_rd=ssl (Google Images)